g2h

level

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Homem do saco traz

Homem do saco traz derivações entre um transeute ou um velho que levava um suspeito saco nas costas, com a intenção de esconder as crianças roubadas em sua caminhada. O dito popular era que as vendia.



Segundo a lenda, as crianças do saco que o velho carrega, eram crianças que estavam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas ou brincando na rua.

O velho pegaria a criança caso ela saísse sem ninguém de dentro de casa tivesse autorizado.Tipo a lenda do bicho Papão na visão moderna.


Outras versões da lenda, em vez de um velho, o elemento que levava as crianças era um cigano e, em versões remotas, esse velho ou o cigano levava as crianças para sua casa e fazia com elas sabonetes e botões.


Não há evidências exatas de quando se deu o início das lendas, mas há uma estimativa histórica de que se deu com a chegada dos Sintos e dos Rom no Brasil.

A migração do povo Cigano para as Américas se deu no fim do Século XIX.


No início do surgimento da lenda do Velho do Saco, os pais amarravam uma fita vermelha na perna da cama da criança indesejada e o velho do saco passava a noite de casa em casa, se houvesse uma fita vermelha na perna da cama o velho do saco poderia levar embora a criança em questão. Essa história era a versão original da lenda do velho do saco, os pais a usavam para assustar as crianças ou para forçarem as crianças a serem obedientes.

E você acredita nessa lenda? Será que ele só roubava crianças?



Postagens populares